segunda-feira, 21 de março de 2011

Ficha Técnica da Guinness Draught

(informação tirada do site http://www.brejas.com.br)
Espero que o pessoal do Brejas não se importe. Copiei e colei a informação direto do site deles (inclusive os links). Não é minha intenção passar por grande entendendor de cervejas, e o Brejas é especializado. Para quem quiser curtir muitos dos produtos os quais eles descrevem recomendo conhecer o Bar Brejas, que fica na Rua Conceição, 860 - Cambuí - Campinas/SP. O bar é excelente, e conta com um cardápio que indica determinadas porções/lanches para harmonizar com a cerveja que o cliente escolhe.
Mas chega de "jabá" e vamos ao que interessa:


DESCRIÇÃO COMERCIAL

A Guinness Draught é uma cerveja tipo Stout, de alta fermentação, feita com percentual de malte torrado, que lhe confere sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. O lúpulo utilizado confere à Guinness um distinto sabor, com excelente balanço entre o amargor e a doçura. Sua espuma densa e cremosa torna a Guinness uma cerveja extremamente saborosa e mais robusta que qualquer cerveja super-premium. 

A cervejaria St. James Gate está localizada na cidade de Dublin na Irlanda desde 1759. A Guinness é dita como a cerveja Stout mais consumida no mundo.

INFORMAÇÕES
CervejariaSt. James’s Gate
GrupoDiageo
ImportadoraDiageo
EstiloDry Stout  
Álcool (%)4.1% ABV
IngredientesÁgua, malte de cevada, levedura e lúpulo.
Sitehttp://www.guinness.com/
SazonalNão é sazonal
Ativa:SIM
Temperatura8-12 °C 
Copo ideal Pint
Onde comprarSupermercados, pubs

Oh my Guinness

(andorinha que começa a andar muito com morcegos, acaba dormindo de cabeça para baixo)
AGORA SIM!!!!!!!! O assunto é cerveja. E muita. E de qualidade. Exceto por algumas populares que considero adequadas (sem trema... as inadeqüadas têm trema, apesar da "nova" gramática). Falaremos de Guinness, Murphys Stout, Murphys Irish Red, Wexford, Deus (cerveja "achampagnada, não o mito bíblico), Einsenbahn, La Trappe, Baden Baden, Colorado, Leffe, e muitas outras. E começarei com minha favorita: Guinness.
Na verdade eu deveria dizer favoritO, já que aprecio mais o chope. Na categoria "stout" ou "porter" (falaremos mais sobre as categorias futuramente) gosto da Murphys Stout mais do que da Guinness, mas o chope dessa última é sensacional. Um tanto caro, o que me impede de me embebedar, o que, por sua vez, é muito bom, pois me permite apreciar o produto caro (sim) que estou comprando.
A Guinness é a cerveja mais consumida do mundo em sua categoria, e embora possa ser encontrada com certa facilidade em supermercados decentes, seu chope já é de acesso um pouco mais restrito. Sei que, em Campinas, o Nosso Bar (no Mercado Campineiro) e o Bar Brejas servem esse néctar dos deuses. No último dia 17 eu fui conhecer o Nosso Bar, bem no Saint Patrick's Day (dia de São Patrício, comemorado na Irlanda, regado a muita festa e cerveja como se não houvesse amanhã). Pedi um pint de Guinness. Pint é uma medida que, originalmente, equivale a 568 ml. Os americanos zoaram isso, pra variar, mas isso é assunto pra outro dia. O que interessa é que pedi um pint de Guinnes, e fui atendido com presteza. Pouco tempo depois eu já estava de bate-papo com alguns dos frequentadores e com o Maurício, que calha de ser o dono do bar. Muito gente boa por sinal. Tomei 3 pints (1,7 litros) de Guinnes, e pedi uma Wexford para viagem. Ainda saí de lá com uma camisa da celebração de Saint Patrick's Day Nosso Bar, e um cahveiro da Guinness, cortesia do Maurício.
Bom, vocês devem estar pensando: "esse imbecil é maluco... falou, falou, falou, mas não falou nada de cerveja, menos ainda de uma que eu conheça". Sim, caro sacripantas, tens razão. Mas esse post é só (espero) um prelúdio de muitos outros posts sobre cerveja, assunto sobre o qual estudarei (ainda sou novo nisso de cerveja boa) e repassarei a vocês.
Então, até nunca mais um dia. E muita cerveja a todos.