sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Censura eu também, Folha

(ouviu, chapolim?)

Venho fazer uma denúncia e, dessa forma, me juntar extra-oficialmente ao movimento começado pelos blogs Mondo Cane e Boteco Sujo em defesa dos irmãos Lino e Mario Bocchini, que tiveram seu site FALHA DE S. PAULO censurado de maneira covarde pela Folha de S. Paulo.
Acusados de uso indevido da marca Folha De S. Paulo (ué, mas a marca não é fOlha?!?!) e sob risco de pagar R$1.000,00 de multa ao dia, os irmãos acataram à instância e removeram o site.
Aos que se perguntam "ah, mas eles foram avisados, né?!?!"... a resposta é NÃO. A Folha simplesmente viu o site (independente, por sinal) e abriu um processo. Se disse até boazinha, podia ter pedido multa de R$100.000,00 ao dia. Mas o engraçado é que a advogada do periódico,  Taís Gasparian, é a mesma que defendeu comentários de José Simão a respeito dos fundilhos da atriz Juliana Paes. À época, disse a advogada: "[tratar] o humor como ilícito, no fim das contas, é a mesma coisa que censura". Parabéns pra ela e pra Folha.
Como forma de protesto, e esperando muitos outros adeptos, deixo aqui algumas publicações do Falha CENSURADOS pela Folha, acompanhado do grito que tomara se espalhe por toda a web (e com isso facilitamos a busca da Folha por mais gente a censurar:
CENSURA EU TAMBÉM, FOLHA!!!!!